![]() |
Ortodontia |
![]() |
A ortodontia e ortopedia facial são as especialidades odontológicas responsáveis pela correção de má-oclusões dentárias (mal posicionamento dos dentes, ou dentes tortos) e das anomalias moderadas da configuração óssea dos maxilares. Essa especialidade da odontologia também está relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face e dos arcos dentários. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
Quais são as vantagens de realizar tratamentos de ortodontia?
• Melhor aparência estética dos dentes e da face;
• Maior autoestima e confiança;
• Eficiência na função mastigatória;
• Higiene facilitada;
• Redução de problemas periodontais por má posição dentária;
• Correção de anomalias esqueléticas moderadas.
Através de aparelhos corretivos fixos ou removíveis, a ortodontia tem o objetivo de realizar o alinhamento dentário, permitindo a correta distribuição de forças durante a mastigação, protegendo os tecidos de sustentação dos dentes, bem como a articulação da mandíbula com o crânio para que se estabeleça, não só a correta funcionalidade, como também a estética e a beleza do sorriso. Conheça os aparelhos que a ortodontia tem à disposição para o tratamento dos pacientes.
Aparelho transparente
O aparelho dental transparente é o preferido dos adultos. Seja de porcelana ou cristal de safira. Por ser muito mais discreto, ele permite que o paciente fique mais à vontade para sorrir e interagir com outras pessoas.
Aparelho lingual
É conhecido como aparelho invisível porque é instalado na parte interna dos dentes. É indicado para adultos com apinhamentos leves ou moderados de desejam corrigir seus dentes de forma elegante e discreta. O tempo de tratamento é o mesmo que o de aparelhos convencionais.
Aparelho autoligável
Essa é a tecnologia mais moderna que existe para tratamentos ortodônticos fixos. Com esse aparelho, o atrito entre o braquete e o arco é muito pequeno, o que permite a utilização de forças bem menores sobre os dentes, aumentando o conforto e diminuindo em até 50% o tempo em relação aos tratamentos convencionais.
Aparelho Invisalign
Esta técnica consiste na utilização de conjuntos de alinhadores, também conhecidos como moldeiras, feitos sob medida. Os alinhadores são praticamente invisíveis e reposicionam os dentes gradativamente para se alcançar excelentes resultados.
Aparelho metálico
Essa ainda é a preferência dos adolescentes que adoram poder escolher uma cor diferente de elásticos a cada consulta.
Existe uma idade mínima para ter uma consulta com o ortodontista?
A partir dos sete anos, já é possível agendar uma consulta que vai permitir ao profissional avaliar e planejar qual é o melhor momento para iniciar um tratamento. A maioria dos problemas de má posição dentária são corrigidos com mais facilidade durante o período de crescimento das crianças.
O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?
Quem tem dentes tortos está mais suscetível a cáries, problemas na gengiva, perda de osso ao redor dos dentes, alterações da fala e problemas funcionais. Nos casos em que os dentes estão para frente, acabam ficando mais vulneráveis a traumas e fraturas. Já os dentes desalinhados são um problema estético que diminuem a confiança da pessoa e atrapalham seu relacionamento social.
O tratamento ortodôntico também é indicado para adultos?
Sim. A correção da posição dos dentes pode ser feita em qualquer idade. Aliás, hoje em dia, mais da metade dos pacientes são adultos. Há disponível no mercado aparelhos discretos, especialmente desenvolvidos para o tratamento de adultos.
Qual é o tempo de duração do tratamento?
Depende muito de cada situação. Tratamentos mais simples como correção de mordidas cruzadas em crianças ou pequenos movimentos dentários em adultos duram aproximadamente 6 meses. Já a maioria dos tratamentos com aparelho fixo em adolescentes dura aproximadamente 24 meses.
Como saber se preciso de um ortodontista?
A única maneira de saber isso é realizando uma consulta. Apenas seu dentista poderá determinar se você necessita de tratamento ortodôntico. Através de exames e outros instrumentos de diagnósticos ele poderá recomendar um tratamento e desenvolver um plano adequado para você.
Endodontia | Prótese Dentária | Implantodontia | Odontopediatria | Odontogeriatria | Dentística Restauradora | Periodontia | Radiologia | Clínica Geral | Disfunção da ATM