![]() |
Implantodontia |
![]() |
A implantodontia é a especialidade odontológica responsável por realizar um procedimento para implantar uma pequena peça que servirá de suporte para as próteses unitárias, parciais, removíveis ou próteses totais. A função dos implantes dentais é substituir os dentes perdidos e ser uma opção mais eficiente e confortável do que próteses, pontes ou dentaduras.
O procedimento é seguro e realizado com muita precisão. Uma pequena peça confeccionada em titânio de altíssimo grau de pureza, chamada de implante dental osseointegrado é alojado no osso, no local onde deveria estar a raiz do dente natural. Esse procedimento é feito a partir de uma pequeno procedimento de grande precisão e oferece ótimos resultados aos pacientes.
Uma coroa dentária é o tipo mais comum de prótese dentária e tem esse nome porque a parte visível do dente também é chamada de coroa dentária, a outra parte é a raiz, que não é visível. A peça de titânio que foi implantada anteriormente é a base para receber a prótese dentária. Por isso, na sequência, é confeccionada uma coroa dental com a anatomia do dente, para depois ser fixada no implante.
Com os novos materiais e as novas tecnologias disponíveis no mercado hoje em dia, a duração do implante, bem como da prótese no implante e da coroa dental, será a mesma de um dente natural, desde que não sejam submetidos a agressões e maus tratos. Ou seja, é como se você tivesse um dente natural novamente.
O paciente precisa estar ciente de que, após o término do tratamento, ele deve fazer uma manutenção periódica variando o intervalo de acordo com o caso. Esse acompanhamento é necessário para que o implante esteja sempre em perfeito estado, mantendo assim a saúde dos tecidos de sustentação, que é a gengiva e o osso.
Esse é um tratamento que há pouco tem vem se popularizando no Brasil. Por isso, ainda existem muitas dúvidas referentes a implantodontia. Veja algumas delas:
Sim. A falta de um ou mais dentes leva ao desequilíbrio da mordida e da musculatura das regiões vizinhas, causando uma perda estética, com aspecto de envelhecimento e, principalmente, causam problemas de mastigação e dores na região da articulação dos maxilares.
Sim. O implante dentário oferece diversas vantagens em relação a qualquer outro tipo de tratamento para restabelecer o espaço do dente perdido, porém é importante que cada situação seja avaliada e discutida com o profissional porque existem casos em que é impossível realizar esse tratamento.
Em alguns poucos casos, há impossibilidade de realizar cirurgias orais por motivos de saúde do paciente. Outra questão é que deve-se evitar realizar a cirurgia durante a puberdade, pois nessa fase os ossos dos maxilares ainda estão se desenvolvendo.
São feitos exames radiográficos, tomografias computadorizadas da região e avaliação da saúde geral do paciente, o especialista pode pedir exames de rotina para avaliar a quantidade óssea da área desdentada.
Quando um dente cai, o osso que estava ao redor da raiz vai se perdendo gradativamente, em um processo chamado reabsorção óssea. Em casos que não há osso suficiente para fixação do implante dentário, é necessário repor o osso perdido através de cirurgias para a colocação do enxerto ósseo. Há diversas técnicas cirúrgicas e materiais utilizados no tratamento que irá depender da extensão e quantidade necessária.utilizados no tratamento que irá depender da extensão e quantidade necessária.
Endodontia | Prótese Dentária | Odontopediatria | Odontogeriatria | Dentística Restauradora | Ortodontia | Periodontia | Radiologia | Clínica Geral | Disfunção da ATM