![]() |
Bichectomia: A Cirurgia das Famosas |
![]() |
O nome pode causar uma certa estranheza, mas a bichectomia é um tratamento estético cada vez mais conhecido no Brasil, até porque muitas atrizes estão aderindo e, por isso, vem sendo chamada de “cirurgia das famosas”.
Em nosso rosto, existe uma região localizada entre o maxilar e mandíbula, ali estão presentes, uma de cada lado, duas bolsas de gordura que são conhecidas como Bolas de Bichat. São estruturas anatômicas presentes no corpo de todas as pessoas e não apresentam nenhuma relação com o peso ou hereditariedade.
Acontece que a anatomia de uma pessoa é sempre diferente da outra. Dessa maneira, em algumas, a Bola de Bichat é maior, fazendo com que as bochechas do rosto fiquem grandes e, em alguns casos, até desproporcionais. Vale ressaltar que essa característica não traz nenhum sintoma ou desconforto físico, mas a aparência do rosto pode comprometer algo que também é importante: a confiança e autoestima. E a bichectomia é indicada
exatamente para esses casos, em que o paciente está infeliz com a aparência do seu rosto.
É um procedimento que não tem apenas finalidade estética, ela traz um ganho funcional pois o paciente deixa de morder a bochecha aumentando então o espaço de mordida. Esse procedimento consiste na remoção das Bolas de Bichat através de uma pequena incisão na parte interna da bochecha. Ela é feita na parte interna porque as mucosas bucais apresentam melhor cicatrização e não deixam nenhuma cicatriz aparente.
A duração média da cirurgia é de uma hora e o paciente precisa ser sedado e receber uma anestesia local. Antes da realização da bichectomia o paciente deve fazer exames de sangue e também passar por uma avaliação cardiológica.
O pós-operatório é bastante tranquilo. O paciente precisa adotar apenas pequenos cuidados como evitar o consumo de bebidas e alimentos cítricos que causam desconforto e também devem utilizar protetor solar superior a 30FPS na região do rosto. Em alguns casos pode ocorrer inchaço que é amenizado com a utilização de compressas frias.
Mesmo sendo uma cirurgia simples, o rosto é uma região muito sensível e que possui diversos nervos e canais salivares e qualquer erro pode causar problemas sérios como uma paralisação facial. Por isso, procure uma clínica séria, com profissionais experientes para realizar esse procedimento.
Entre em contato conosco!